18 de out. de 2010

Bem vindos ao Conversaçōes 2010






Apresentação


O Projeto Conversações: Mostra e Seminário do Cinema Expandido e do Filme Ensaio de Belo Horizonte é organizado pela Produtora Maria Filmes em parceria com o Centro de Estudos em Design da Imagem/Escola de Design da UEMG e o Curso de Cinema e Audiovisual Centro Universitario UNA dedica-se à pesquisa, discussão, exibição e ao fomento sobretudo de obras audiovisuais experimentais que questionam as visões pré-fabricadas do mundo partindo da perspectiva das convergências de linguagens no campo das artes-mídias.

Com o apoio da FAPEMIG (Fundação do Amparo à Pesquisa do Governo de Minas Gerais) filmes e comunicações privilegiarão o fórum transdisciplinar que debaterá a temática: o filme ensaio e o cinema expandido, reflexões sobre o indivíduo e seu território.

Os filmes exibidos na mostra apresentam estratégias documentais que adentram paisagens, regiões metropolitanas, periféricas e centrais, apresentando olhares insólitos sobre a vida contemporânea. Enfocando diferentes histórias, idiomas, vozes, memória e diversidades, a programação apresenta, visões complexas da ”vida ordinária”. Conversações opta por exibir formas livres, híbridas, um cinema menor, como a literatura menor proposta por Gilles Deleuze e Felix Guattari, feito de obras que resistem a uma forma predominante da linguagem cinematográfica. Pequenas histórias não oficiais que apresentam um cinema justo, urgente e pessoal. Documentaristas que criam retratos contemporâneos e desenham uma topografia peculiar, cujo engajamento político, micro-político, subjetivo, coletivo, social e afetivo nos apresenta novas possibilidades de refletirmos o mundo.

Maria de Fátima Augusto


Curadoria

Dando continuidade ao nosso trabalho, fortalecendo os nossos objetivos de formação de público e reflexão científica. O tema dessa edição é "O filme ensaio, o cinema expandido: reflexões sobre o indivíduo e seu território". A mostra cinematográfica selecionou obras, que condizem com o tema acima indicado nos permitindo traçar os percursos temáticos desenvolvidos nos seguintes tópicos:

Individuo e indivíduos, obras breves que remetem aos filmes pessoais, ou seja, a relação entre os diretores e o indivíduo, ou grupo social retratado.

Potência da imagem, cinema expandido, remete ao conceito de Youngblood, apresentamos obras que ampliam os limites da narrativa e, que de forma criativa, remetem à potência da imagem, seja ao retratar o território ou descrever um evento histórico através de um protagonista singular.

Território e devires propostas singulares, obras que se estruturam a partir de uma intervenção artística em algum local, uma viagem que se transforma em obra pessoal e coletiva, a pesquisa que se transforma em rizoma, enquanto se desenvolve como obra cinematográfica.

Programa José Tavares de Barros - O cinema ensaio e o cinema social, a homenagem ao nosso "mestre", o professorJosé Tavares de Barros, nos possibilita revelar que "um outro cinema já existe" e o cinema ensaio amplia os limites do cinema social, são obras provenientes de diversos continentes, remetem ao “outro cinema” sem abdicar da função social do cinema documental.

Roberto de Zordo