Dando continuidade ao nosso trabalho, fortalecendo os nossos objetivos de formação de público e reflexão científica. O tema dessa edição é "O filme ensaio, o cinema expandido: reflexões sobre o indivíduo e seu território". A mostra cinematográfica selecionou obras, que condizem com o tema acima indicado nos permitindo traçar os percursos temáticos desenvolvidos nos seguintes tópicos:
Individuo e indivíduos, obras breves que remetem aos filmes pessoais, ou seja, a relação entre os diretores e o indivíduo, ou grupo social retratado.
Potência da imagem, cinema expandido, remete ao conceito de Youngblood, apresentamos obras que ampliam os limites da narrativa e, que de forma criativa, remetem à potência da imagem, seja ao retratar o território ou descrever um evento histórico através de um protagonista singular.
Território e devires propostas singulares, obras que se estruturam a partir de uma intervenção artística em algum local, uma viagem que se transforma em obra pessoal e coletiva, a pesquisa que se transforma em rizoma, enquanto se desenvolve como obra cinematográfica.
Programa José Tavares de Barros - O cinema ensaio e o cinema social, a homenagem ao nosso "mestre", o professor José Tavares de Barros, nos possibilita revelar que "um outro cinema já existe" e o cinema ensaio amplia os limites do cinema social, são obras provenientes de diversos continentes, remetem ao “outro cinema” sem abdicar da função social do cinema documental.